sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Chapman stick



O Chapman stick ou Stick é um instrumento musical elétrico criado pelo luthier californiano Emmett Chapman no início dos anos 1970. Seus primeiros modelos só foram comercializados em 1974. Chapman queria criar uma mescla entre baixo e guitarra.
Um dos maiores divulgadores e entusiastas do instrumento é o músico Greg Howard, que dá palestras em universidades e conservatórios, além de ter escrito um livro com um método de teoria musical para o mesmo.
A técnica usada para se tocar o instrumento é o tapping, que consiste em tocar o instrumento em seu "braço" com ambas as mãos pressionando as cordas por toda a sua extensão, conforme a execução da peça musical. Alguns dos nomes que recebera foram "The electric stick" ou "Pau-elétrico".
Popularizado pelo baixista Tony Levin em sua passagem pela banda King Crimson e pela banda do cantor e compositor Peter Gabriel. Levin encontrou no stick um novo conceito para expressar sua musicalidade, elevando sua técnica as alturas. O stick pode ser utilizado em diversos estilos musicais.
O instrumento evoluiu muito desde sua fabricação, e co-existem atualmente vários diferentes modelos: de oito cordas (Stick Bass, especial para baixistas), dez cordas (Standard Stick), e o de 12 cordas (Grand Stick), ambos para variados estilos de composição, devido a sua distribuição harmônica.
Bach Toccata and Fugue no estick de 12 cordas

2 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha isto, Jonas!
Eu não conhecia... Valeu !!
miguel angelo

ale do pifi disse...

mano que manero até ouvi uma flauta acompaiando esse som tipo assura manero ale do pife